quarta-feira, 8 de maio de 2013

O sucesso das empresas esta no RH

Dizem que atualmente o estilo de liderar mudou e como bem lembrou Waldez Ludwig, o que as empresas buscam é conhecimento e somos diferenciados por nossa raidade e não pela importancia.
Para que o bom desenvolvimento da empresa funcione de acordo com o que é esperado por seus socios e acionistas, é necessario que o investimento venha de baixo para cima.
Por muitos anos considerava-se que os cargos de chefia e gerenciamento eram os mais importantes dentro de uma empresa, mas isso mudou radicalmente; sem desrespeitar a hierarquia constituida em cada empresa e abordando um cenario mundial, hoje as pessoas mais importantes são as que estao na base da piramide e é com elas que deve ser trabalhado o conceito de empresa como parte fundamental da vida delas.
Pois partimos do seguinte ponto que se uma grande empresa, multinacional quem sabe produz algum tipo de produto que é enviado ao mercado ela esta sujeita a ser exaltada por seus produtos ou ser apedrejada por um mercado cada vez mais exigente, e é ai que chegamos na base. É este cara que esta na base que tem a chance de entregar um produto ou serviço de qualidade pois o início esta nele e todos sabemos que se uma coisa começa errado, tem 90% de chace de terminar errado, é nesta pessoa que temos que focar nossos esforços.
Sempre foi muito importante ter uma boa base dentro da empresa, mas hoje isso é essencial, existem muitos gerentes estao no mercado porém poucos líderes que entendem de pessoas e processos ao mesmo tempo, porém atualmente se formos ver este cargo não é mais tao importante, pois se tivermos pessoas que gostam de trabalhar, elas irão se gerenciar dentro do ambiente de trabalho, são o que chamamos de geração X e Y.
A pessoa que está motivada a trabalhar não precisa de cobranças, entrega mais do que é solicitado,  cuida e sofre pela empresa, fica feliz com o atingimento dos objetivos coletivos.
As empresas precisam trabalhar mais voltadas a essa maioria que ergue a empresa, fazer com que de fato eles se sintam parte integrante e fundamental do processo e não estou dizendo que devem ser realizadas todoas as vontades como aumentar o salario a gosto, pois isso acarretaria em extinção em pouco tempo, mas estou dizendo de entender o que pode ser realizado para que as pessoas trabalhem bem a ponto do seu cliente não saber se seu funcionario também é um dos donos da empresa.
Criação de Valor vai muito além de reconhecimentos online ou de presentinhos, criação de valor é entender o que falta.
Olhando em uma perspectiva inovadora, a base da piramide de cada empresa torna-se cliente da mesma, cliente do reconhecimento que é dado a essas pessoas e da atenção ao trabalho e se não recebem isso logo deixam de comprar a causa da empresa, uma relação direta de causa e efeito, não comprando mais, tudo saíra apenas para que seja feito e nada mais ou pior, sairá com menos qualidade e em mais tempo de produção.